[vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text text_larger=”no”]
Não só pode como deve!!!
Por: Gabi Pileggi @jardineirofiel
Se engana quem pensa que pra cultivar uma frutífera precisa de um espaço externo gigante.
Cultivar uma frutífera em vaso é possível e não é tão difícil quanto parece!
Se você quer ter uma na sua casa, fica por aqui que vou te ensinar o passo a passo de como cultivar frutífera em vaso e fazer esse sonho virar realidade!
Passo 1: Escolha do vaso
A escolha do vaso é uma etapa muito importante. Quando cultivada dentro de um espaço restrito a planta possui menos área para se desenvolver, desse modo tem seu crescimento mais limitado do que se estivesse plantada diretamente no solo.
Sendo assim, escolher um vaso adequado já é meio caminho andado para garantir a saúde da sua frutífera. O ideal é que o vaso tenha aproximadamente 2x o tamanho do torrão da planta, assim as raízes poderão crescer e a planta se desenvolver melhor.
Passo 2: Drenagem do vaso
A drenagem é um ponto importantíssimo. É fundamental que essa etapa seja muito bem-feita e caprichada! A camada de argila expandida e manta de bidim são fundamentais para evitar que a água se acumule no fundo do vaso, garantindo a saúde da raiz da planta.
Se você tem dúvidas em como fazer a drenagem confere o vídeo sobre plantas pendentes que eu expliquei o passo a passo!
Passo 3: Qualidade do solo
A vantagem de ter uma frutífera cultivada em vaso é que você é quem vai decidir a qualidade do solo em que ela será plantada. Portanto escolha um substrato de boa qualidade e rico em matéria orgânica. Um solo vitaminado significa que sua planta irá absorver bons nutrientes durante as diversas fases do seu desenvolvimento.
Passo 4: Adubação
Depois da escolha do substrato é importante garantir que esse solo se mantenha nutrido fazendo a sua adubação. A adubação pode ser orgânica ou química, de acordo com sua preferência. Faça disso uma prática regular, de preferência mensal.
Passo 5: Iluminação
Uma frutífera precisa de sol para se desenvolver bem: no mínimo 4 horas de sol direto por dia. Sem sol a frutífera não vai pra frente! Ela pode sobreviver, mas não dará flores e nem frutos.
Passo 6: Rega
No geral as frutíferas gostam de água. Como ficam expostas ao sol e o substrato tende a secar rapidamente, a sua rega acaba sendo quase que diária. Mas esta não é uma regra. Só molhe quando verificar que o substrato está realmente seco e precisando de água (técnica do dedômetro).
Escolha das espécies
Para te ajudar na escolha das espécies, fiz uma listinha de algumas frutas que podem ser colhidas em vasos:
- Jabuticaba
- Limão (taiti, siciliano, galego etc)
- Laranja
- Laranja-kinkan
- Mexerica
- Manga
- Araçá
- Maçã
- Acerola
- Romã
- Figo
- Pitanga
- Lichia
- Goiaba
- Grumixama
etc…
Você consegue encontrar a venda mudas pequenas já produzindo! É um mimo! Ou seja, cabe em qualquer casa ou qualquer apartamento!
Fiz um vídeo ensinando como plantar a sua frutífera em um vaso… é muito simples!
Dessa vez resolvi plantar minhas espécies preferidas nos vasos da Coleção Recôncavo… adoro fazer essa brincadeira com eles de empilhar, misturar cores e alturas diferentes!
Da uma olhada no vídeo e me diz se não ficou linda minha varanda!!!![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=_FUyV0fwLpY&t=4s” image_poster_switch=”no”][vc_column_text text_larger=”no”]E se restar dúvidas, manda pra cá![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”9826″ img_size=”large” parallax_scroll=”no”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row]