BLOG VASAP, Dicas de Cultivo

3 Passos simples para reproduzir plantas do seu jardim.

[vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_column_text text_larger=”no”][/vc_column_text][vc_column_text text_larger=”no”][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text text_larger=”no”]Por Gabi Pileggi @jardineirofiel

Como começar?

Pensar no termo “reprodução de plantas” assusta um pouco, não é mesmo? Parece algo sério e complicado, que só pode ser feito por especialistas em laboratórios ou grandes estufas.

Mas, pode ser algo muito mais simples que isso!

Quero ensinar um jeito simples para qualquer pessoa começar a tentar. Sem precisar recorrer num primeiro momento a um livro de jardinagem ou biologia pra estudar minuciosamente como fazer essa multiplicação. Vou mostrar que todo mundo é capaz.

A técnica de reprodução que vou utilizar pra gente começar é a estaquia (difícil né? mas não precisa decorar!).

Primeiro Passo: Escolha da Planta

Vamos escolher plantas com raízes externas para ser nossa primeira experiência de reprodução de plantas, pois elas pegam muito mais rápido!

Como identificar esse tipo de planta? Elas vão ter, além das raízes que estão fixadas e escondidas na terra, outras aparentes ao longo do caule.

Fiz uma listinha aqui de algumas que costumo encontrar no meu dia a dia, mas existem milhares de outras. Basta observar:

• Singônio

• Jiboia

• Trandescantia

• Scindapsus

• Peperômias

• Heras

• Hemigrafis

• Clusias

• Agaves

• Algumas suculentas

• Filodendros…

Segundo Passo: Como Extrair a sua Muda

Depois de localizar as raízes externas na planta que pretende reproduzir, com uma tesoura (de poda ou simples, dependendo da largura do galho que pretende cortar) você vai fazer um corte na diagonal logo abaixo da raiz identificada.

O galho extraído para fazer a nova muda deve conter: um pedaço de caule com uma folha, na parte superior, e com um pedaço de raiz aparente, na parte inferior.

Se você quiser já montar um novo vaso, extraia várias mudinhas para que seu vaso fique bem formado.

Terceiro Passo: Como Plantar sua Nova Muda

Se você quiser simplesmente reproduzir uma nova planta para depois decidir qual será o seu destino final, coloque substrato num vasinho e plante a sua muda de maneira que a raiz externa fique coberta pelo substrato. Regue logo após o plantio e mantenha sempre o solo úmido.

Se a ideia é já deixar um vaso pronto com as mudas obtidas, prepare a camada de drenagem do vaso escolhido com argila expandida e manta geotêxtil. Depois coloque substrato até o nível desejado. Faça o plantio das mudinhas dando um espaçamento entre elas. Lembre que elas vão crescer!

Aaaah, para essas reproduções de plantinhas eu usei os vasos oval Hanazaki nos tamanhos M e G na cor cinza granito, eles estão disponíveis na loja virtual.

Fiz um vídeo na minha casa de praia reproduzindo algumas plantas que tenho por lá! Dá uma olhada pra não restar dúvidas![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_column_text text_larger=”no”][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_video link=”https://youtu.be/N4l8TJjF8Io” image_poster_switch=”no”][vc_column_text text_larger=”no”]E se restar, manda pra cá![/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][vc_column_text text_larger=”no”][/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”9620″ img_size=”large” parallax_scroll=”no”][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row]